De programas a lojas suspeitas, a ameaça de fraude online é real, mas você tem as ferramentas para se proteger. As providências para combater fraudes no ambiente virtual são fáceis, basta estar consciente de que as ameaças existem.
Para evitar a fraude online:
- Mantenha sempre atualizado o seu software de proteção e antivírus
- Crie senhas difíceis de serem descobertas
- Ignore e-mails de remetentes desconhecidos
- Use bloqueador de pop-ups
- Faça download de arquivos apenas de sites conhecidos
- Solicite para o seu banco o serviço de "alertas de transação" para acompanhar as suas compras por email ou SMS
Não permita que uma fraude estrague a viagem dos seus sonhos. Antes de sair tome simples providências.
Viaje com inteligência, viaje com segurança:
- Informe ao banco emissor do seu cartão para onde você vai viajar e por quanto tempo
- Anote os números dos cartões, saldos e telefones do banco emissor e mantenha estas informações em lugar seguro.
- Guarde e confirme todos os recibos para conferir o seu extrato
- Nunca perca seu cartão de vista
Aceitos em todo o mundo, mais convenientes e seguros do que dinheiro, os cartões transformaram o modo com que as pessoas fazem compras e transações bancárias.
Mas, fraudadores podem tentar roubar as informações do seu cartão e usá-las para débitos não autorizados.
Certifique-se de realizar transações de forma a reduzir o risco de fraude.
Para ajudar a combater fraudes em lojas/caixa automático, lembre-se:
- Verifique o recibo antes de assinar
- Confira seu extrato
- Guarde cópias dos recibos do caixa automático e de suas compras
- Fique atento às pessoas à sua volta
- Certifique-se que ninguém próximo a você possa ver sua senha
- Informe a perda de seu cartão imediatamente
O “phishing” é um golpe por e-mail e tenta enganá-lo para que você revele números de cartões, CPF, RG, senhas de contas bancárias e outras informações pessoais.
A maioria dos golpes por phishing começa com um e-mail vinculado a um site falso da internet parecido com o verdadeiro - com logotipos e layout gráfico conhecidos - mas falso.
Os dados pessoais digitados nesses sites são encaminhados aos fraudadores.
Para combater o phishing:
- Considere suspeitos todos os e-mails que solicitam os seus dados pessoais
- Não responda essas mensagens nem forneça dados a sites duvidosos
- Verifique a legitimidade da consulta ligando para o número impresso no verso do seu cartão de crédito
- Relate e-mails ou sites suspeitos ao banco que emitiu seu cartão
Se um ladrão obtiver os seus dados pessoais, poderá assumir sua identidade e, possivelmente, abrir contas bancárias, pedir cartões de crédito, emitir cheques e obter empréstimos.
Além disso, poderá destruir o seu histórico e dificultar futuros pedidos de crédito.
Ladrões de identidade utilizam várias táticas, até mesmo "vasculhar o lixo" à procura de informações pessoais.
Para combater o roubo de identidade:
- Confira sempre os extratos de contas e cartões de crédito
- Informe a perda de cartão imediatamente
- Cancele todas as contas inativas
- Informe dados pessoais somente quando necessário
- Assine os cartões novos assim que recebidos
- Rasgue documentos confidenciais antes de descartá-los
- Instale programas antivírus e antispyware
- Altere regularmente as suas senhas
Já aconteceu de você se inscrever para fazer um "teste gratuito" e depois de alguns meses perceber que está sendo cobrado?
Essa é uma tática de propaganda enganosa que o obriga a pedir o cancelamento do serviço ou produto antes do término do período de teste para evitar a cobrança mensal.
Proteja-se contra a propaganda enganosa:
- Leia e compreenda todos os termos e condições
- Tome cuidado com "testes gratuitos" que exijam número de cartão de crédito
- Quando comprar online, entenda todas as opções pré-selecionadas
- Confira suas faturas e extratos para certificar-se de que estão corretos
- Tente resolver o problema primeiro com o lojista. Se não for bem-sucedido, fale com a instituição financeira que emitiu seu cartão
Você sabia que metade de todos os roubos de identidade é cometida por indivíduos com acesso legítimo à sua casa?
A sua casa é um lugar seguro, e aqui vão algumas dicas que o ajudarão a mantê-la dessa forma.
Algumas dicas para manter a segurança de seus dados:
- Nunca deixe de monitorar suas contas
- Verifique o seu histórico de crédito para ter certeza de que está correto
- Guarde documentos importantes em segurança
Os fraudadores podem enviar cartas de aparência oficial, fingirem ser representantes da Administradora, de instituições financeiras ou mesmo instituições de caridade.
Se solicitado a fornecer o seu número de cartão ou outros dados pessoais por e-mail ou telefone, cuidado com fraude.
Algumas dicas podem ajudá-lo a evitar a fraude por telefone:
- A Administradora nunca telefona nem escreve aos portadores de cartão solicitando dados de cartão de crédito, débito ou pré-pago
- Nunca forneça informações, a não ser que você tenha iniciado a comunicação
- Não se sinta obrigado a fornecer números de cartões de crédito por telefone
- Peça detalhes - se o autor da chamada não responder, desconfie
- Ao invés de pedir um número de confirmação/protocolo, faça uma pesquisa sobre a empresa autora da chamada e ligue na central de atendimento cujo número consta no site da empresa ou no verso do cartão
- Informe ao banco emissor do seu cartão caso alguém solicite dados pessoais, ligando para o número impresso no verso do seu cartão
Você também pode combater fraudes por correspondência:
- Cuidado com anúncios atestando que você ganhou um prêmio de um concurso do qual não participou
- Informe aos correios em caso de mudança de endereço
- Certifique-se da segurança da sua caixa de correio
- Retire da caixa a correspondência entregue, não a deixe lá por muito tempo
- Se estiver em férias, peça para que a correspondência fique retida