ERP

O ERP GCOM em Cloud Computing, é um sistema de informação que integra todos os dados e processos de uma empresa em um único sistema. Esta integração pode ser vista sob a perspectiva funcional entre os vários módulos do sistema tais como finanças, contabilidade, PCP, vendas, compras etc. As informações são compartilhadas através da interoperabilidade entre eles.

O ERP GCOM é focado em fazer o que você precisa de forma rápida e eficaz. Sua interface é elaborada de uma forma simples e intuitiva, desde a entrada de estoque até a emissão de notas fiscais passando pelos processos financeiros, contábeis, geração de SPEDs para o governo, etc.
O trabalho dos colaboradores passa a ser mais produtivo otimizando o tempo de trabalho.
Devido a esta facilidade de uso, nossa implementação é muito mais rápida, trazendo grande economia financeira e de prazos para o seu negócio.




Por ser disponibilizado em Cloud Computing, o ERP GCOM pode ser acessado de qualquer lugar e a qualquer hora, seja por um smartphone, tablet ou computador. O termo Cloud Computing se aplica a servidores conectados em cluster com acesso via internet (veja mais informações na nossa home page).
Todas as informações do sistema ficam armazenadas de forma mais segura em um ambiente estruturado de data center, de forma que a empresa que contrata nossos serviços não precisa se preocupar em ter gastos com novos computadores, salas refrigeradas, clusters e equipes de tecnologia para prestar suporte aos equipamentos. Isto faz com que os custos da implementação de nosso ERP sejam reduzidos. Desta forma você pode dedicar mais tempo para o seu negócio sem se preocupar com a tecnologia.

Ao integrar os diversos departamentos de uma empresa, possibilita-se a automação e armazenamento de todas as informações de negócios eliminando-se a redundância das informações departamentais, assim a informação passa a ser da empresa como um todo e não restrita ao departamento proprietário.

Com soluções sob medida para sua empresa, é possível enquadrar suas necessidades ao nosso ERP de maneira que se tenha o mesmo fluxo de trabalho, facilitando sua gestão em conjunto com seus colaboradores. Ao contratar nosso ERP, dedicamos parte do projeto de implementação para mapeamento dos processos de sua empresa, a fim de que o sistema seja adequado as suas necessidades.

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O ERP nas Corporações


 A importância do ERP

Entre as mudanças mais palpáveis que um sistema de ERP propicia a uma corporação, está a maior confiabilidade dos dados, agora monitorados em tempo real, e a diminuição do retrabalho. Algo que é conseguido com o auxílio e o comprometimento dos funcionários, responsáveis por fazer a atualização sistemática dos dados que alimentam toda a cadeia de módulos do ERP e que, em última instância, fazem com que a empresa possa interagir. Assim, as informações trafegam pelos módulos em tempo real, ou seja, uma ordem de vendas dispara o processo de fabricação com o envio da informação para múltiplas bases, do estoque de insumos à logística do produto. Tudo realizado com dados orgânicos, integrados e não redundantes.

Para entender melhor como isto funciona, o ERP pode ser visto como um grande banco de dados com informações que interagem e se realimentam. Assim, o dado inicial sofre uma mutação de acordo com seu status, como a ordem de vendas que se transforma no produto final alocado no estoque da companhia.

Ao desfazer a complexidade do acompanhamento de todo o processo de produção, venda e faturamento, a empresa tem mais subsídios para se planejar, diminuir gastos e repensar a cadeia produtiva. Ao controlar e entender melhor todas as etapas que levam a um produto final, a companhia pode chegar ao ponto de produzir de forma mais inteligente, rápida e melhor, o que, em outras palavras, reduz o tempo que o produto fica parado no estoque.

A tomada de decisões também ganha uma outra dinâmica. Imagine uma empresa que por alguma razão, talvez uma mudança nas normas de segurança, precise modificar aspectos da fabricação de um de seus produtos. Com o ERP, todas as áreas corporativas são informadas e se preparam de forma integrada para o evento, de compras à produção, passando pelo almoxarifado e chegando até mesmo à área de marketing, que pode assim ter informações para mudar algo nas campanhas publicitárias de seus produtos. E tudo realizado em muito menos tempo do que seria possível sem a presença do sistema.

Entre os avanços palpáveis, podemos citar o caso de uma indústria média norte-americana de autopeças, situada no estado de Illinois, que conseguiu reduzir o tempo entre o pedido e a entrega de seis para duas semanas, aumentando a eficiência na data prometida para envio do produto de 60% para 95% e reduzindo as reservas de insumos em 60%. Outra diferença notável: a troca de documentos entre departamentos que demorava horas ou mesmo dias caiu para minutos e até segundos.

Esse é apenas um exemplo. Porém, de acordo com a empresa, é possível direcionar ou adaptar o ERP para outros objetivos, estabelecendo prioridades que podem tanto estar na cadeia de produção quanto no apoio ao departamento de vendas como na distribuição, entre outras. Com a capacidade de integração dos módulos, é possível diagnosticar as áreas mais e menos eficientes e focar em processos que possam ter o desempenho melhorado com a ajuda do conjunto de sistemas.

 Fatores de Sucesso

  • Apoio da direção
  • Comprometimento
  • Envolvimento do Usuário
  • Equipe dedicada
  • Definição clara de necessidades
  • Planejamento adequado
  • Expectativas realistas
  • Marcos intermediários
  • Visão e objetivos claros
  • Infraestrutura adequada
  • Constante qualificação da equipe usuária

 Vantagens do ERP

  • Eliminar o uso de interfaces manuais
  • Eliminar a redundância de atividades
  • Reduzir os limites de tempo de resposta ao mercado
  • Reduzir as incertezas do Lead time
  • Incorporação de melhores práticas (codificadas no ERP) aos processos internos da empresa
  • Reduzir o tempo dos processos gerenciais
  • Redução de estoque


Módulos Administrativos


 Compras

  • Solicitação de compras descentralizada ou centralizada multi-filiais
  • Montagem/Resposta e comparação de cotação de fornecedores
  • Grupo de compras pré-definido
  • Compra por grade de produtos
  • Sugestão de compras
  • Pedido automático de compra por estoque mínimo
  • Requisição de compras
  • Processo de autorização por alçada
  • Histórico de itens comprados, quantidades e valores
  • Compra por diferentes locais: solicitante, entrega, faturamento
  • Consulta de itens por potenciais fornecedores
  • Pesquisas relatórios históricos por produtos, preços, fornecedores, período, etc
  • Integração contábil automática e fluxo de caixa

 Almoxarifado

  • Recepção de entrada física e fiscal de materiais a partir dos pedidos de compra
  • Integração automática contábil e financeira
  • Controle de estoque através do giro das mercadorias no período
  • Transferência de mercadoria entre filiais
  • Controle de materiais por prazo de validade
  • Controle de lote e Nº de série
  • Apuração do custo de estoque
  • Controle de processo de inventário
  • Lançamento manual de ajuste
  • Local físico do material (Galpão, Setor, Rua, Prateleira, etc)
  • Conversão de unidades de medida de compra, estocagem e venda
  • Controle de devoluções
  • Relatórios de estoques contendo situação por almoxarifado, situação por material
  • Relatórios de movimentação por período, material, almoxarifado, outros

 Patrimônio

  • Fichas referentes ao bem
  • Fichas de valores/históricos/contas, etc
  • Cadastro e Gerenciamento de Fornecedores
  • Movimentação dos bens (por conta contábil e por conta gerencial/local)
  • Busca automática por descrição, número do bem, complemento
  • Relatórios de Razão auxiliar por conta contábil
  • Depreciação no Exercício
  • Leitura de código de barras

 Ordem de Serviço

  • Parametrização por: Prioridade de serviço, Prioridade de execução, Tipos de defeito, Tipos de causa, Tipos de providências
  • Criação de fluxo e seqüencia de trabalho
  • Atualização real-time do status das fases da ordem de serviço
  • Apropriação de horas de execução da OS
  • Controle de OS por departamento, cliente e fornecedor
  • Controle por processo de solicitação, análise e execução da OS
  • Permite anexar arquivos (fotos, planilhas..)
  • Requisição de materiais e alocação de recursos
  • Integração com almoxarifado
  • Restrição de acesso as informações de prestação de serviços (valores, datas e formas de pagamento), conforme alçadas
  • Criação de lista de itens para check-list por tipo de OS
  • Inclusão de materiais e serviços que não estejam no cadastro do produto/serviço
  • Relatórios e históricos referentes aos serviços prestados e informações complementares (ex.: datas, valores, comentários, formas de pagamento), OS executadas, em execução e finalizadas
  • Integração com o módulo financeiro

 Administração de Contratos

  • Parametrização por Tipo de contrato, Período de vigência
  • Adminsitraçõa por períodos: inicial, renovação e aditivos
  • Vinculação de ordens de serviços ao contrato
  • Controle de Contrato por departamento, cliente e fornecedor
  • Controle de processo de solicitação, análise e execução do contrato
  • Permite anexar arquivos (fotos, planilhas....)
  • Restrição de acesso às informações do contrato (valores, datas e formas de pagamento), conforme alçadas
  • Criação de lista de itens de check-list por tipo de Contrato
  • Relatórios e históricos referentes aos contratos e informações complementares (ex.: datas, valores, comentários, formas de pagamento)
  • Integração com o módulo financeiro

 Controle de Crédito

  • Controle dos grupos econômicos a qual o cliente esta vinculado
  • Atribuição de critérios de qualidade ao cliente
  • Geração de ficha de crédito com informações de mercado, atribuindo limites de crédito para compra do cliente
  • Rotina integrada com módulo de venda para bloqueio de crédito a partir de políticas da empresa

 Franquias

  • Parâmetros
  • Filial X Cliente
  • Filial X Fornecedor
  • Produtos Utilizados
  • Associação de Franquia x Franqueado
  • Cadastro de Royalties
  • Movimento
  • Lançamentos Manuais
  • Geração de venda automática para o franqueador a partir de solicitações de compras dos franqueados
  • Pedido de Compras em Aberto - Franquias
  • Geração de Contas a Receber
  • Relatórios
  • Produtos do Franqueador e Proutos em geral
  • Vendas por Fornecedor no Período
  • Vendas por Produto no Período
  • Consulta diversas
  • Entrada de Mercadoria
  • Faturamento das Franquias
  • Faturamento das Franquias por Produto
  • Relação das redes Franqueadas


Módulos Financeiros


 Contabilidade

  • Estrutura de plano de contas flexível
  • Visão por filial ou consolidada de lanctos e livros contábeis
  • Históricos padrão
  • Múltiplas Empresas Contábeis numa Holding
  • Integração automática com os módulos administrativos e financeiros
  • Integração de dados da folha de pagamento de terceiros
  • Disponibilização on-line de relatórios contábeis
  • Combinações de contas e de centros de custos.
  • Demonstrações Contábeis em formatos parametrizáveis e flexíveis
  • Bloqueio de lançamentos e alterações para períodos já encerrados
  • Emissão de relatórios fiscais

 Centro de Custos

  • Campo alfanumérico flexível para registro de codificação de centros de custo
  • Apuração de custos multi-períodos
  • Comparativo de custos orçados e realizados
  • Integração de dados da Folha de Ppagamento de terceiros
  • Bloqueio de lançamentos e alterações para períodos já encerrados
  • Integrado a Controle Orçamentário

 Planejamento e Controle Orçamentário

  • Orçamento com previsões e saldos mensais/anuais por Contas Contábeis e Centros de Custos
  • Revisões orçamentárias
  • Registro de informações de justificativas das variações orçamentárias
  • Acompanhamento orçamentário por centro de custo
  • Históricos dos dados orçados e realizados
  • Registro de observações de ajustes

 Tesouraria e Finanças

  • Cadastro de bancos e agências
  • Transferências de valores entre contas
  • Controle de adiantamentos em dinheiro e cartão
  • Diversos tipos de documentos tais como: notas fiscais, faturas, duplicatas, notas de débito e crédito, contratos, pedidos de compra e recibos, cartões de crédito
  • Históricos de pagamentos
  • Pagamentos parcelados
  • Fluxo de caixa real e projetado mês a mês
  • Cálculo e controle de diversas operações como juros, descontos, tributos
  • Emissão de cheques
  • Lista de cheques emitidos
  • Movimentações bancárias e conciliação de lançamentos com extrato bancário da conta

 Contas a Receber

  • Validação do CNPJ e Inscrição Estadual do cliente
  • Cálculo do COFINS cumulativo sobre as receitas financeiras
  • Classificação de Tipo de Receita e Subtipo de Receita
  • Várias receitas dentro do cadastro de um único cliente
  • Faturamento com diferentes datas de vencimento, por clientes
  • Emissão de faturas e/ou notas fiscais e duplicatas de serviços e/ou vendas de mercadorias
  • Baixa múltipla de títulos
  • Controle de vendas com cartão de crédito, débito, benefício, cheque-pré
  • Correções e ajustes (multas e juros) automáticos dos inadimplentes
  • Recebimentos parcelados e a menor, gerando baixa parcial
  • Previsão diária de receita
  • Pesquisas sobre notas fiscais e faturas pagas e pendentes
  • Pesquisas e ações por razão social/nome fantasia do cliente, contrato, número da fatura, número de nota fiscal, CNPJ, Tipos de receitas
  • Históricos de recebimentos e baixas
  • Integração automática com banco
  • Integração automática com a contabilidade

 Contas a Pagar

  • Tratamento dos diversos tipos de documentos de pagamento, tais como notas fiscais, faturas, duplicatas, notas de débito, notas de crédito
  • Cálculo e o controle de operações relacionadas aos pagamentos, tais como: juros, descontos, tributos
  • Estrutura parametrizável de tipos de despesas e subtipo de despesas
  • Cálculo automático de retenções de tributos sobre serviços tomados (INSS, ISS e IRRF)
  • Integração automática com a contabilidade
  • Integração automática com bancos (CNAB)
  • Integração com folha de pagamento
  • Cadastramento de um ou mais endereços de pagamento por fornecedor
  • Rastreabilidade das contas a pagar do maior ao menor nível de detalhe
  • Projeção automática de pagamentos parcelados ou recursivos: semanal, mensal, anual


Módulos Operacionais


 Cadastros

  • Informações da Empresa
  • Clientes
  • Produtos
  • Fornecedores
  • Ramo de Atividade
  • Filiais
  • Locais da Unidade
  • Condição de Pagamento
  • Condição de Pagamento para Financiamento
  • Condição de Pagamento X Forma de Pagamento
  • Motivo de Devolução de Documento
  • Tabela de Feriados
  • Parâmetros de Venda para o GCOM Automação Comercial
  • Família de Produtos
  • Local Físico do Produto
  • Origem de Venda
  • Tipo de Mídia
  • Departamento
  • Ambiente
  • Local
  • Cotação de Moeda
  • Cartório
  • Consulta Código NBM ou NCM
  • Classificação Fiscal (NCM)
  • Textos Legais
  • Tipo de NF
  • Tipo de NF X Natureza da Operação
  • Tributação
  • Duplicação de Tributação
  • Listagem de CFOP
  • Outros Tributos
  • Financeira
  • Propriedades Cartão de Débito
  • Propriedades Cartão de Crédito
  • Propriedades Cartão Benefício
  • Propriedades Financeira
  • Seqüência dos Cartões no GCOM Automação Comercial
  • Seqüência das Formas de Pagto. no GCOM Automação Comercial
  • Cargos/Função
  • Perfil de Acesso
  • Usuários
  • Troca de Senha
  • Direito de Acesso a Transações
  • Duplicação de Direito de Acesso
  • Relatório de Acessos Concedidos

 Expedição e Faturamento

  • Montagem da Ordem de Carga
  • Seleção da Transportadora
  • Cancelamento de OC
  • Apontamento de Carregamento
  • Cancelamento de Apontamento de OC
  • Romaneio
  • Consulta de OC em Aberto
  • Pedidos a Expedir
  • Controle de Numeração de Nota Fiscal
  • Motivo de Cancelamento da Nota Fiscal
  • Fechamento de Vendas
  • Fechamento de Vendas por Requisição
  • Fechamento de Vendas por Convênio
  • Nota Fiscal
  • Nota Fiscal Manual
  • Notas Fiscais emitidas no período
  • NF X Requisição
  • Notas Ficais canceladas

 Secretaria (Associações e Clubes)

  • Tipo de Categoria
  • Tipo de Posto
  • Tipo de Situação
  • Tipo de Estado Civil
  • Tipo de Grau de Parentesco
  • Origem do Cadastro
  • Cadastro de Associados
  • Título e Jóia
  • Associação de Dependentes
  • Emissão de Carteirinha
  • Controle de Catraca (Entrada e Saída)
  • Controle de Exame Médico

 Esporte (Associações e Clubes)

  • Tipo de Exame
  • Tipo de Anaminese
  • Tipo de Atendimento Médico
  • Tipo de Faturamento do Cliente
  • Tipo de Exame por Modalidade
  • Instrutor por Modalidade
  • Cadastros
  • Aluno por Modalidade
  • Ficha Médica
  • Movimento
  • Lista de Chamada
  • Consultas
  • Exames Médicos Vencidos ou a Vencer
  • Grade de Aulas por Modalidade
  • Cadastro de Instrutores

 Manutenção (Shopping Center)

  • Tipo de Equipamento
  • Categoria de Equipamento
  • Tipo de Isolamento do Motor
  • Tipo de Dispositivo de Proteção
  • Tipo de Chave de Partida do Motor
  • Classe de Filtro para Condicionador de Ar
  • Tipo de Correia
  • Valor Hora da Função
  • Controle de Centro de Medição
  • Controle de Equipamentos
  • Controle de EPI, EPG, Ferramentas e Instrumentos

 Operações (Shopping Center)

  • Tipo de Restrição de LUC
  • Tipo de Loja
  • Tipo de Documento abertura e funcionamento da loja
  • Tipo de local
  • Locais
  • Pavimento
  • Periodicidade
  • Tipo de Receita
  • Tipo de Medidor
  • Categoria de Medidor
  • Tipo de Cabo Elétrico
  • Tipo de Linha Telefônica
  • Tipo de Observação de Loja
  • Valor Hora da Função
  • Documentação legal para funcionamento da loja
  • Documentação legal x ramo de Atividade
  • Parâmetros de controle de pragas
  • Tipo de Visita Técnica
  • Tipo de praga
  • Motivo de divergência datas visita técnica
  • Tipo de isca utilizada para controle de praga
  • Produtos Utilizados para controle de praga
  • Cadastro de LUC (restrições, fachadas, dimensões, pavimento...)
  • Cadastro de Loja (dados Gerais, rede elétrica, rede de gás, condicionador de ar, prot/combate a incêndio, rede água e esgoto, rede telefonia, eqptos. etc)
  • Controle de envio e recebto. de doctos
  • Controle de pragas
  • Controle de aplicação de iscas
  • Responsável pelo controle de pragas

 Projetos (Shopping Center)

  • Motivo da elaboração do projeto
  • Assunto
  • Tipo de pendências de ART
  • Situação da revisão do projeto
  • Textos e observações padrão para revisão de projeto
  • Tópicos analisados na revisão do projeto
  • Itens analisados na revisão de projeto
  • Parâmetros de vistoria de obra
  • Tipo de vistoria
  • Tipo de vistoria e documentos associados
  • Tipo de ocorrência
  • Situação da ocorrência
  • Locais vistoriados na obra
  • Tipo de regulamentação do item vistoria/laudo
  • Tópicos analisados na vistoria da obra
  • Itens analisados na vistoria da obra
  • Cadastro de ocorrências padrão
  • Cadastro de controle de projetos
  • Cadastro de projetos
  • Vistorias de obra
  • Consultas
  • Manual de procedimentos para instalação de loja


Módulos PCP


 Parametrização

  • Divisão Fabril
  • Linha de Produção
  • Fases da Produção
  • Fases da Produção x Linha Fabril
  • Linha de Produção x Produto
  • Turno de Trabalho
  • Turma de Trabalho
  • Turma de Trabalho x Pessoas
  • Turma de Trabalho x Turnos
  • Valor Hora por Função do colaborador
  • Motivo de Parada na Linha de Produção
  • Motivo de Perda na Produção
  • Máquinas da Linha de Produção
  • Linha de Produção x Equipe
  • Roteiro de Produção

 Engenharia de Produto

  • Engenharia de Produto
  • Engenharia de Produto por Filial
  • Simulçao de Engenharia de Produto
  • Duplicação de Engenharia de Produto/Filial

 PCP

  • Monitoração da Produção
  • Planejamento da Produção
  • Pedido a Expedir x Linha de Produção
  • Ordem de Produção

 Consultas

  • Consulta Matéria Prima
  • Engenharia de Prouto x Venda


Módulos Vendas e Comissões


 Principais Funções

  • Geração de orçamento
  • Geração de venda a partir de orçamento
  • Consulta pelo vendedor de todas as informações cadastrais e gerencias do cliente, durante o processo de geração de venda
  • Múltiplas formas de pagamento
  • Múltiplas programações de entrega
  • Cálculo automático dos impostos
  • Atualização integrada com estoque,financeiro, contábil e fiscal
  • Controlae de entrega parcial
  • Geração de venda automática para o franqueador a partir de solicitações de compras dos franqueados
  • Controle de comissões a partir de políticas pré-definidas pela empresa
  • Gerenciamenti de vendas por equipes e forças de vendas
  • Autorização de venda a partir de parâmetros de política comerciais e de crédito
  • Controle de devoluções e geração de crédito
  • Mais de 40 relatórios gerenciais com vários filtros de pesquisa


Módulos CRM


 Principais Funções

  • Parametrização dos relacionamentos por tipo de relacionamento, prioridades, origem, meio de contato, tipo de campanha, tipo de assunto etc
  • Campanhas de vendas
  • Comparação de desempenho entre campanhas de vendas
  • Atendimento padrão para campanha de vendas e relacionamento
  • Registro dos relacionamentos, estruturado por tipo, assunto, prioridade, Campanha, situação e departamento
  • Demonstrativo de cliente
  • Evolução de compras por cliente
  • Registro de relacionamento utilizando texto livre ou ocorrência padrão
  • Envio/Recebimento da ocorrência do relacionamento entre departamentos
  • Envio de e-mail para o cliente no momento do contato
  • Lista de aniversariantes no período


Gestão de Eventos e Brindes


 Principais Funções

  • Catálogos de Produtos e Brindes
  • Categoria e Sub-categoria de catálogos
  • Aplicação , Material e Tipos de gravação
  • Perfil de Clientes
  • Perfil de Público alvo
  • Faixa etária
  • Nível Social
  • Região de ação
  • Registro de eventos
  • Controle de Empréstimo e Devolução Show Room
  • Eventos
  • Utizações de Brindes e Catálogo
Gcom - Gestão em Tecnologia de Informação Eireli | CNPJ: 03.057.390/0001-24
R. Paes Leme, 524 – 12º Andar – Conj. 123, Pinheiros | São Paulo | SP |CEP: 05424-010

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